sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Fortaleza apresenta candidatura a selo da Unesco na IX Feira da Música

Fortaleza preparou sua candidatura para integrar-se à Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), na categoria Música. A iniciativa é da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), que formatou, em parceria com entidades da sociedade civil organizada, sob a orientação de consultoria internacional, um dossiê técnico que foi enviado e será avaliado pela Unesco. A idéia é buscar, com o selo de Cidade Criativa em Música, o reconhecimento internacional da capital cearense e de suas manifestações culturais, em particular da música, e o compartilhamento de experiências e conhecimentos com espaços culturais de todo o mundo.
A postulação ao título da Unesco foi apresentada e debatida no painel de abertura da IX Feira da Música de Fortaleza, no dia 18, às 17h, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

A candidatura de Fortaleza é baseada em algumas experiências culturais, entre elas o forró (carro-chefe da música na cidade), os festejos juninos, o pré-carnaval e o carnaval. De acordo com o coordenador de Música da Secultfor e articulador institucional do selo da Rede de Cidades Criativas, Guga de Castro, a intenção é alçar Fortaleza ao título de capital mundial do forró, assim como Sevilha, uma das quatro Cidades Criativas em Música da Unesco, é a capital internacional do flamenco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário