quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Razões para conservar a Amazônia

Uma forte e incontestável razão para a preservação está fundamentada na diversidade de espécies que a floresta abriga. Estima-se que pelo menos 2 milhões de espécies encontrem na Amazônia seu habitat natural. Destas, apenas cerca de 30% são conhecidas. Isso, em última análise, transforma a região num imenso "laboratório vivo", com recursos ainda não explorados.
Esse patrimônio de extraordinária importância justifica toda a preocupação em preservá-la. Afinal, sua perda seria irreparável, imaginemos por exemplo, que seria neste ambiente que estivesse a cura para o câncer!
Também é fato que a floresta regula o clima de toda a imensa região amazônica e que um desmatamento generalizado de área de tão grande porte poderia gerar alterações no clima de todo o planeta. Fatalmente influenciaria também no aumento da temperatura local e talvez da temperatura global, pela eliminação da evapotranspiração.
Preservando a floresta, estará se preservando todo o conjunto biológico que compõe essa imensa cadeia de seres. A destruição da Amazônia deve ser considerada uma agressão ao homem natural e a isto deve se evitar a todo custo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário